O que é o "seu melhor" ?

Quando eu era criança na igreja em que eu cresci, havia um irmão que sempre apresentava um número especial nos cultos de domingo à noite,  geralmente cantando a mesma música. Mesmo para mim que era pequeno, era visível que ele não tinha nenhuma vocação para música, mas ele fazia questão de cantar e cantava de coração! Toda vez que subia ao púlpito ficava claro a sua satisfação em executar tal tarefa, porém, ele mesmo sabia da dificuldade que tinha e sempre, antes de iniciar a canção,  fazia o mesmo discurso pedindo desculpas a igreja por não poder fazer melhor, mas que fazia para a Glória do Senhor. Eu não entendia muito bem o que isso significava mas sempre ouvia de alguém que "Deus entende" ou até mesmo quando questionava, ouvia como defesa o texto sobre a viúva e sua oferta de duas moedas, sendo afirmado que o melhor de uma pessoa pode não ser tão bom para nós mas Deus conhece o coração. Isso me fez refletir sobre o assunto. Será que o que queremos oferecer é o que temos de melhor?

Em Efésios 4:11-17 diz assim:

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.”

O nosso Senhor separou para cada um o ministério que melhor se enquadra de acordo com a Sua vontade e isso faz com que possamos crescer em qualidade e maturidade espiritual. Se todos os membros exercessem a mesma função, o corpo seria deficiente.

Quando o Senhor instruiu a Moisés sobre a construção do Tabernáculo, da arca e seus utensílios, Ele também determinou quem seriam os sacerdotes e distribui o talento de artesãos, tecelões e escultores entre os selecionados no povo, cada qual com a sua função. É interessante notar que apenas alguns foram escolhidos, a grande maioria "apenas" adorava e contribuía, fazendo da sua vida o seu louvor.

O Senhor não chamou a todos para cantar ou preparar sermões, mas com certeza ele tem uma função designada para cada servo. Assim como no nosso corpo temos membros e órgãos que nem sabemos, muitos trabalhadores não são nem percebidos na igreja, como por exemplo os que oram, os que intercedem, fazem visitas. São membros fundamentais do corpo da igreja que, assim como no corpo humano, são fundamentais para a sobrevivência, mas que só perceberemos se ficarmos sem estes. Você não percebe que tem um rim até que ele pare de funcionar. Cabe a nós buscar o que temos de melhor a oferecer pois o "nosso melhor" foi o próprio Deus quem concedeu.

" Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros." Mateus 9:37


Há muito o que fazer! Que possamos buscar em Deus o que Ele tem reservado para nós e a Sua vontade para nossa vida para que possamos louvá-lo com o nosso melhor. 

Comentários