Para que sustentabilidade se Cristo está voltando?




A palavra do momento é SUSTENTABILIDADE! Empresas do mundo todo, órgãos governamentais, a mídia e em todo lugar se ouve sobre a necessidade de prepararmos o mundo para as próximas gerações. Estudos feitos em várias faculdades e centros de pesquisa têm mostrado as mudanças climáticas do planeta em decorrência do desmatamento, da poluição do ar e das águas e a diminuição das espécies da fauna e flora, além da falta de comida e do uso descontrolado dos recursos naturais em vários países.

Como cristão eu creio que a volta de Jesus está muito próxima, de acordo com os sinais já declarados na bíblia (leia Mateus 24). Então, por que devo me preocupar com as condições do mundo?

Para começar, esse foi o primeiro mandamento de Deus para nós: 

“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". Disse Deus: "Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão". E assim foi.” Gênesis 1:27-30

O mundo foi feito para nós, para os humanos cuidarem e manterem para que a beleza e majestade de Deus refletida na criação possam ser contempladas e testemunhem sua Glória. Quando se questiona sobre vida em outros planetas, que o universo é infinito e que existem infinitos mundos e galáxias e etc., fica claro e magnífico para mim que Deus, entre todas as possibilidades de sua criação escolheu o nosso planeta para que existisse vida. Um lugar que ele determinou e decidiu amar para pintar sua obra-prima. Imagine a importância desse lugar e principalmente nossa responsabilidade como “zeladores” desse mundo.

Outro ponto interessante recentemente falado pelo Pastor Ariovaldo Ramos no evento Rock no Vale 2013 foi que, esse mundo é provisório! Deus tem preparado novos céus e nova terra para um futuro próximo quando a humanidade for redimida e Cristo reinar plenamente, em um lugar que não haverá mais tristeza, não haverá mais choro. Portanto o tempo está próximo.

Fazendo uma analogia a parábola dos talentos (Mateus 25:14_30), podemos comparar o mundo como sendo o talento que Deus nos confiou até que Cristo volte. Será que entregaremos esse talento com juros (melhorias), do mesmo jeito que Ele nos confiou ou será que não restará talento nenhum?

Outro ponto é que em alguns textos a criação é descrita como personagem participante e testemunha da história da humanidade. A terra clamou pelo sangue de Abel, os céus proclamam a glória de Deus, o mar entregará seus mortos no juízo final. Nós contaminamos a criação com o pecado e ela aguarda a remissão do Senhor. 

Como bons mordomos é nosso dever zelar e manter produtiva a obra que nos foi confiada, pois isso também é uma forma de demonstrar o nosso temor no Senhor. Não sabemos quando Cristo voltará, portanto, devemos pensar no planeta que estamos deixando agora, não só pelos nossos filhos, mas como se tivéssemos que devolvê-lo agora para Deus.

Comentários