O Tempo muda as coisas

 


Quando você olha para uma peça de queijo bem curada dá pra perceber que ela está curtindo há um bom tempo. Esse queijo não tem mais nada parecido com o queijo que entrou na maturação há meses atrás. Ele perdeu umidade, peso e ganhou mofo e rugas. Quando ele estava fresco, tinha uma casca clara e lisa; um aroma leve e lácteo. Hoje ele tem um aroma forte e pesado como algo guardado em um armário velho.

Só de olhar, não dá vontade de comer, mas quando você rompe a barreira do medo e prova... verá que a casca esconde uma explosão de sabores! doçura e um intenso umami preenchem sua boca, acompanhados de uma cremosidade que olhando de fora não dá saber. O tempo de maturação aperfeiçoou o queijo.

Assim eu acredito que são as pessoas também. Na adolescência e juventude tudo machuca, irrita e incomoda. Tá tudo muito fresco! Nós estamos cheios de ideias, planos e expectativas altíssimas para nós e nosso futuro. Quem olha de fora vê uma plenitude clara e limpa de quem está pronto para seguir no controle da própria vida. Mas aí a gente cresce e conhece a realidade.

Temos contas à pagar, decepções em diversas áreas e o fato de que não conseguimos fazer tudo que planejamos. É um processo muito sofrido, mas o tempo vai trabalhando a nossa vida no nosso processo de maturação e assim como o queijo perdeu volume, nós aprendemos que a vida pode ser mais simples, que podemos ter menos objetivos e focar nas coisas que realmente importam. Com o tempo a gente percebe que nossas atitudes são mais importantes que nossos grandes planos, pois as coisas não vão pelo caminho que planejamos e que as pessoas que caminham conosco agregam muito mais na nossa vida do que nossos grandes sonhos. A gente não precisa ter tantos cursos e qualificações profissionais se a gente não gosta do que faz e que dá pra focar em ser bom em uma coisa só, mesmo que seja ser apenas uma boa pessoa.

Nós começamos a perder o brilho e a pureza da juventude, mas vamos apurando o que realmente importa em nós. Por isso é tão  importante preenchermos nossa mente de coisas boas, justas e verdadeiras. O tempo vai nos moldar e esse processo vai realçar que está no nosso coração.

Que possamos nos concentrar em reter o que é bom, para que, quando o tempo nos deixar apenas com as rugas, possamos estar no auge do nosso sabor.

Como disse o rei Salomão:

"Há um momento certo para tudo, um tempo para cada atividade debaixo do céu.

Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher.
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de construir.
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de se entristecer, e tempo de dançar.
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar, e tempo de se afastar.
Tempo de procurar, e tempo de deixar de buscar; tempo de guardar, e tempo de jogar fora.
Tempo de rasgar, e tempo de remendar; tempo de calar, e tempo de falar.
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

O que as pessoas ganham com tanto trabalho árduo? Vi o fardo que Deus pôs sobre toda a humanidade e, no entanto, Deus fez tudo apropriado para seu devido tempo. Ele colocou um senso de eternidade no coração humano, mas mesmo assim ninguém é capaz de entender toda a obra de Deus, do começo ao fim. Concluí, portanto, que a melhor coisa a fazer é ser feliz e desfrutar a vida enquanto é possível." Eclesiastes 3:1-12

Comentários