Seu medo vale muito!

Todo mundo é inseguro com alguma coisa, em geral, com características próprias sejam elas físicas, emocionais e até espiritual. Por mais que a gente lute para mudar nossa perspectiva, parece que o mundo nos força a se manter preocupado em áreas da vida que muitas vezes nem tem relevância nenhuma para a sociedade, mas faz nos sentirmos inferiores ou em dívida com o status quo

Eu acredito que isso não é só uma impressão. O mundo - e quando digo o mundo eu me refiro a influência da mídia na sociedade, na forma de que ela rege as regras e padrões que nos são impostos - é movido por insegurança, porque insegurança vende e vende bem! Vamos analisar um pouco:

Se você é inseguro/a com seu corpo, por exemplo, temos que partir de um princípio de que essa insegurança já te foi imposta de alguma forma. Geralmente porque você não se parece com o modelo público comum que vemos nas mídias e redes sociais. Essa mesma mídia irá te vender formas de você "superar" sua insegurança, como roupas novas, academia, suplementos, tratamentos estéticos, acompanhamento especializado e toda uma gama de ferramentas para você se adequar aos padrões sociais estabelecidos.

Entretanto, os padrões não são fixos. Geralmente eles já são dificilmente alcançáveis, mas quando você se torna um consumidor dessas ferramentas e está caminhando em direção ao "lugar seguro" da aceitação, a meta muda. Pode ser a moda, estilo e até padrões de comportamento, ele vai mudar para te manter inseguro/a e assim, te vender mais.

Pára um pouco e pensa quanta coisa você faz por insegurança. Ela nos faz mudar de estilo sem vontade, comprar coisas que não são realmente importante, começar dietas que não precisamos, se envolver em relacionamentos que não queremos, frequentar lugares que não nos agradam e até a fazer cirurgias desnecessárias. 

Eu não estou criticando as ações, pois se você faz essas coisas porque gosta, é outro cenário. O que eu estou falando é sobre a intenção. Você e eu somos na verdade a mercadoria do mundo. Somos alimentados de insegurança para consumirmos cada vez mais "soluções" para nossa vida.

Como quebrar esse ciclo? O primeiro passo é a aceitação. Enquanto você não entender quem você é, alguém sempre vai ocupar esse lugar. Pode ser na rede social ou na sua própria família, o que mais você encontra é alguém te dizendo quem ou como você deve ser. Fazer as pazes consigo te mostrará o que você gosta e como você é.

O segundo passo é ter uma rede de apoio. Amigos que você confia e que se importam com você para conversar sobre esses sentimentos e entender que estamos em constante mudança, mas que mudar não é ruim, só é novo e a novidade pode até assustar as vezes, mas você também vai aprender mais de si e do mundo nesse processo. 

Por último, entender que existe um Deus que te ama incondicionalmente e tem um plano maravilhoso para sua vida. Por mais abobrinhas que você já tenha ouvido sobre ter ser assim ou assado para Ele te ouvir, tudo o que Ele espera de você é um coração sincero e disposto a ter um bom relacionamento com Ele. Quando conseguimos depositar nossas inseguranças em Deus ele nos conforta com uma paz que é inexplicável!

"Não amem este mundo, nem as coisas que ele oferece, pois, quando amam o mundo, o amor do Pai não está em vocês. Porque o mundo oferece apenas o desejo intenso por prazer físico, o desejo intenso por tudo que vemos e o orgulho de nossas realizações e bens. Isso não provém do Pai, mas do mundo. E este mundo passa, e com ele tudo que as pessoas tanto desejam. Mas quem faz o que agrada a Deus vive para sempre." 1 João 2:15-17

Meu desejo é que você aprenda a desfrutar da própria companhia para se conhecer e saber o que quer para si, para assim deixar de ser conduzido/a pelas inseguranças do mundo.

Comentários