Destacando a imperfeição

No Japão feudal a mesa das famílias ricas era guarnecida de cerâmicas exuberantes, feitas sob encomenda, para retratar a importância e o poder, com aparelhos de jantar e jogos de chá exclusivos. Eventualmente acontecia de uma peça ou outra se quebrar, mas não era possível se produzir uma nova peça de substituição que fosse exatamente igual ao conjunto, por ser um trabalho artesanal, mas o jogo de louças não poderia ficar incompleto.

Para resolver esse problema, um artesão desenvolveu uma maneira de restauração digna de tornar a peça utilizável novamente à mesas importantes. 

Kintsugi é uma técnica que utiliza ouro nas emendas entre os cacos colados da cerâmica, o que - ao contrário de qualquer outra forma de restauração que visa disfarçar os defeitos - ressalta as imperfeições, transformando xícaras e travessas que seriam descartadas em utensílios únicos e de maior valor.

Traçando um paralelo com as nossas vidas, os nossos erros e defeitos vão criando fissuras e trincas no nosso ser que nos tiram da mesa da perfeição. A forma como tratamos o mundo e as pessoas ao nosso redor sem se importar com elas é como um bule furado que não pode servir ninguém. Uma peça inútil na mesa do Senhor.

Quando finalmente temos um encontro com Deus e o seu amor, há um arrependimento sincero de tudo que fizemos de errado e isso nos transforma! Assim como o artesão, Deus resignifica nossa existência e o que era defeito se torna orgulho, porque são nos defeitos e nas dificuldades que podemos ver a manifestação do trabalho do nosso Artesão que, mais do que restaurar, nos aperfeiçoa.

Depois que a peça é restaurada ela toma novamente seu lugar à mesa e agora serve a todos ao seu redor. Com as pessoas também é assim, quando somos perdoados e transformados por Deus, passamos a portar a Água da vida, o Espírito Santo que nos habita e renova a nossa mente e coração. Assim, temos a oportunidade de servir essa "água" aos outros para que a transformação também aconteça neles.

Que você e eu possamos viver uma vida restaurada, resignificada e que seus erros se tornem o orgulho da restauração no nosso Artesão.


Comentários