Deus não está de quarentena


Com uma epidemia global que nos atingiu no começo de 2020, autoridades de saúde do mundo inteiro entenderam que a melhor ação para interromper o contágio do COVID-19 é a quarentena social. Nossa tecnologia nos permite receber e transmitir informação o tempo inteiro, de qualquer lugar do mundo e em tempo real, o que é bom, pois não nos isolamos do mundo, entretanto, existe um grupo de pessoas que parece não aceitar a situação do mundo nem as recomendações dos especialistas que tanto trabalham nesse momento pré-caos. São as “pessoas espirituais”.

Em um mundo tão evoluído e informado, ainda existem pessoas que conflitam sua fé com a medicina. Como cristãos, sabemos que Deus pode fazer todas as coisas e tudo está sujeito a Ele (1 Crônicas 29.11), mas muitos esquecem que entre Sua misericórdia e Graça dada à humanidade também está nosso intelecto, nossa capacidade de desenvolver, aprimorar e evoluir como sociedade. Tudo procede Dele. Mas para algumas pessoas esse dom não existe.

Temos entre os cristãos alguns que se sentem ofendidos quando dizem para não frequentar igrejas e templos (o que não tem a ver com o lugar em si, mas com a aglomeração de pessoas), ligando automaticamente a ação com uma investida do diabo para fechar as igrejas. Outros descredibilizam as campanhas de prevenção com jargões do “crentês” e versículos sem contexto como: “Nenhuma praga em minha tenda chegará”, “Sou filho do rei” e “Os que confiam no senhor não serão abalados”. Outros ainda (sem contexto) pegam textos do Antigo Testamento para justificar que estamos sob juízo de Deus e seremos castigados pelos pecados do mundo.

O que liga todas essas linhas de pensamento é o fundamentalismo. A sensação de que entende Deus e sabe como Ele pensa, o que quer e como age. É como se Deus estivesse limitado às mesmas condições que nós, aos sentimentos e vontades dos seus fiéis.

Deus não está de quarentena! Ele não existe para satisfazer nossas vontades, por mais que você queira. O vento sopra para onde quer (Eclesiastes 11.5). Ele não precisa mandar mais castigo para a humanidade, pois já mandou o redentor Jesus para nos libertar (Isaías 53.5). Ele também não “blinda” nenhum crente das doenças ou dificuldades, pois nos deu a sabedoria de lidar com elas e a fé para crer que Cristo nos alivia das tensões desse mundo (João 16.33) porque aqui não é o nosso lugar de descanso. Por último, não estar no templo não te tira da igreja você é a igreja, a habitação do Espírito. Em muitos lugares no mundo onde o cristianismo é proibido, mesmo sem ter encontros públicos, a igreja cresce e é forte, pois o que a fortalece é a fé no salvador e o amor pelo próximo.

Por isso, nesse momento de ansiedade e incertezas, ame o seu próximo e respeite a distância necessária para preservar a saúde dele e tenha fé nAquele que deu a sabedoria aos homens e o seu amor ao mundo (João 3.16).

Comentários