Fé no que acredita

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: "Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba,ó rei, que não prestaremos culto aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer".(Daniel 3.16-18)

Até onde você consegue manter sua integridade moral? Você está disposto(a) a morrer pelo que acredita ser o certo?

Todos os dias somos bombardeados com notícias terríveis sobre a corrupção, a maldade e a intolerância em nossa sociedade. Isso tem feito a população se tornar cada vez mais polarizada entre os que vão aos protestos e brigam por mudanças e os que não tomam uma posição pública, se escondendo atrás do medo do julgamento ou perda do seu status social e preferindo esperar pelo rumo que as coisas tomarão, mesmo não sendo o que anseiam. 

A falta de convicção, somada à falta de informação, tem feito cada vez mais pessoas serem guiadas por aqueles que falam com mais entusiasmo. Líderes que expressam confiança em discursos convincentes que se baseiam apenas na descredibilidade da oposição. Sem embasamento nem compromisso com a verdade ou com o bem da população, proseguem sem escrúpolos na busca pelo poder, às custas de seus seguidores.

A ideia de ser submisso à seus líderes tem feito com que muitos abram mão de sua consciência e seus valores quando esses não cumprem seu papel como promotores da justiça. Os cristãos em especial, submetem-se a essa ideia como um fardo devido ao dogma criado nessa área, quando temem estar pecando se agirem diferente, porque "toda autoridade é instituída por Deus" (Romanos 13), porém, quem faz essa leitura isolada ignora toda a lição que o povo hebreu e o Antigo Testamento nos dão de que sim toda liderança é instituída por Deus, mas é de livre arbítrio do líder instituído seguir o caminho da justiça por Deus estabelecido. Tal responsabilidade é tão grande que se o líder não a segue, além do povo perecer (Provérbios 29.2), o líder é destituído, pois não está cumprindo seu papel estabelecido. (Se quiser exemplos disso, temos os livros de Crônicas e Reis com muitos exemplos). Toda vez que um profeta é levantado por Deus, sua função é denunciar os atos errados de um rei e isso acontece muitas vezes na bíblia para que entendamos que as pessoas são falhas, mas mesmo assim o Senhor age através de quem ele quer. Portanto, não deixe sua submissão cegar sua fé. Todos somos passíveis de erro e corrupção, independente de nossa posição social.

No texto citado acima, no livro de Daniel, temos três jovens que desafiaram o governo e não se submeteram à autoridade que ia contra o que é certo, mesmo mediante à uma pena de morte. O que os manteve firmes em sua convicção foi o seu compromisso com a Verdade. Eles eram servos do Deus verdadeiro,  buscavam cumprir seus ensinamentos e conheciam a sua vontade. Estavam embasados no que é certo e por isso não se contaminaram com os costumes ou as falsas crenças daquele lugar. As ameaças e o medo não puderam abalar a convicção daqueles jovens pois eles temiam mais o Senhor do que o governante daquele lugar.

O que podemos afirmar hoje em dia é que não instituímos Deus como nosso Senhor. Perdido em nosso orgulho, buscamos saciar as nossas vontades e não pedimos a Deus que institua nossos líderes. A justiça não tem sido o alvo de nossos líderes porque a nação tem se afastado da verdade e não coloca a justiça como um critério para a escolha do governante. Dois mil anos se passaram e continuamos escolhendo a Barrabás.


É chegada a hora da igreja, como embaixada dos céus e promotora da justiça divina exercer seu papel de voz profética contra a maldade de nossa nação e nossos governos. Não podemos nos calar mediante a injustiça, mas não saberemos qual a verdade e a vontade de Deus se não a buscarmos, com oração, bíblia e amor ao próximo. Enquanto não tivermos empatia e a consciência de que todos carecemos igualmente da Graça de Deus, não nos aproximaremos da verdade: só Cristo pode transformar nossa consciência para que a mudança realmente aconteça.

Comentários